O seguro de cartão de crédito é necessário? Antes de mais nada vale salientar que ele é um dos serviços mais procurados por clientes, principalmente por oferecer muitas vantagens sem tantas taxas que é bom pedir ao entender como usar de maneira simples e para que ele serve.
Além disso, com os serviços de seguro de cartão de crédito fica ainda mais fácil para o cliente se manter longe de golpes, e caso caia, saia ileso de problemas. Portanto, a seguir, veja mais detalhes sobre seguro do cartão de crédito, como usar seguro do cartão de crédito, outros serviços, vantagens, juros e se vale a pena ou não. Boa leitura!
O que é o seguro de cartão de crédito e como usar?
Afinal, o que é o seguro do cartão de crédito, para que serve outros serviços disponíveis que vale a pena o investimento com muitas vantagens e sem juros? Antes de qualquer coisa, o seguro do cartão de crédito nada mais é do que um produto oferecido por seguradoras, bancos, empresas e até mesmo lojas, garantindo a indenização caso apareça algum problema com o cartão.
Assim, ele serve para proteger os clientes caso de roubo, furto ou golpe digital, já que crimes como esses vêm acontecendo cada vez mais. A forma que a cobrança feita varia de acordo com a seguradora como no caso do Seguro Automóvel Bradesco, por exemplo.
Mas geralmente a cobrança é mensal, junto à fatura ou com a função débito automático. Portanto, para entender o que é e quais os serviços do seguro do cartão de crédito vale a pena que pesquise sobre outras empresas, analisando vantagens e juros.
Seguro de cartão de crédito é necessário? O que eles cobrem?
No entanto, como mencionamos antes, ao saber o que é o seguro do cartão de crédito é necessário, para que serve seguro do cartão de crédito e como usar serviços disponíveis, vantagens e juros vale a pena que tire um tempinho para conhecer também sobre o que eles cobrem, como por exemplo:
1 – Furtos, fraudes e perdas do cartão
Em primeiro lugar, vamos supor que você perca seu cartão ou que ele seja roubado e, antes de você perceber e bloqueá-lo, o criminoso use-o para fazer compras. Quando se contrata serviços de seguro do cartão de crédito com vantagens e sem taxas, oferecidos pelos bancos ressarcem esse tipo de prejuízo, ou ao menos parte dele o que mostra que vale a pena.
2 – Roubo após saque – seguro de cartão de crédito é necessário
Se você sacou dinheiro e foi assaltado em seguida, o banco deve ressarcir esses valores. Para ter direito, não é preciso estar dentro da agência nem ter sido roubado imediatamente após o saque.
3 – Saque e compra sob coação
Além disso, quando a pessoa é obrigada a fazer uma compra ou sacar dinheiro sob coação de criminosos, o seguro do cartão de crédito ressarce esse prejuízo com muitos outros serviços que vale a pena ter acesso.
4 – Roubo de bolsa ou carteira
Mas se sua bolsa ou carteira for roubada, alguns seguros ressarcem seu prejuízo, ou parte dele. O valor usado, por exemplo, para cobrir os gastos com a compra de um novo celular ou com os pedidos de novos documentos.
5 – Morte ou invalidez por crime – seguro do cartão de crédito
Entretanto, se, após um crime, você falece ou fica inválido, os serviços do seguro do cartão de crédito pode indenizar você ou sua família com uma quantia em dinheiro sendo uma das grandes vantagens dele. Em alguns casos, o seguro cobre suas despesas do cartão.
6 – Compra protegida
Aliás, alguns seguros cobrem o roubo de itens que você comprou até dois dias antes do ocorrido, desde que você tenha usado o cartão segurado para fazer a compra.
7 – Preço protegido
Se você compra um produto e, alguns dias depois, vê um anúncio do mesmo produto por um preço mais baixo, alguns seguros ressarcem a diferença.
8 – Prejuízo com outros cartões
Alguns seguros muito completos (e também mais caros) cobrem até prejuízos causados pela perda ou roubo de cartões de outros bancos, desde que o titular seja o mesmo.
9 – Assistências em geral – seguro de cartão de crédito é necessário
Os seguros mais completos oferecem também alguns tipos de assistência ao segurado, como serviço de chaveiro e transporte em casos de emergência.
Cuidados ao escolher um seguro de cartão de crédito e para que serve!
Conforme alguns sites mencionam, não é só conhecer os serviços do seguro do cartão de crédito, vantagens e juros que demonstra que vale a pena ou não. Por isso é necessário que fique atento com alguns detalhes para se cuidar ao pedir o seu, como por exemplo:
- O seu planejamento financeiro: Primeiramente, o valor do seguro para cartão de crédito costuma ser baixo. Mas essa quantia não deve pesar no seu orçamento, como no Santander, por exemplo;
- Diversas opções: Esse produto oferecido por uma grande quantidade de seguradoras, antes de bater o martelo, separe um tempo para pesquisas e cotações;
- Tipos de cobertura: Aliás, outro ponto de atenção é o tipo de cobertura. Pois é fácil se empolgar e acabar pagando a mais por serviços que não vão ser úteis;
- A apólice: esse é um documento que contém todos os deveres e direitos do segurado, e vamos falar sobre ele de maneira mais aprofundada.
Como é feito o resgate do seguro de cartão?
Por outro lado, o resgate feito caso aconteça algo que prejudique o cliente, desde que esteja dentro da cobertura oferecida. Então, para fazer isso, é preciso entrar em contato com a empresa seguradora e acionar o sinistro.
Além disso, para agilizar o processo e comprovar o acontecimento você deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou até mesmo pela internet.
Vale a pena ter um seguro de cartão de crédito?
Por fim, depois de tantas explicações sobre o que são os serviços do seguro do cartão de crédito, vantagens e juros, será que vale a pena ter um? Em resumo, é bom sim optar por um seguro de cartão de crédito, ainda mais se seus limites forem altos.
Dessa maneira você pode se resguardar de problemas e não acabar cheio de dívidas e com o nome sujo. No entanto, trata-se de um bom custo benefício, que te oferece segurança tanto no mundo físico quanto no virtual. Pesquise e peça a melhor versão desse serviço para você!
Confira: