Carregando...

Publicidade

Tirar CTPS online. Saiba como ter a Carteira de Trabalho digital!

Publicidade

Saiba como você pode tirar CTPS online. Entenda como funciona a CTPS e o que mudo em relação a versão física, assim saiba qual é o número da CTPS digital. Veja também como ter a CTPS e acessar o aplicativo da CTPS digital.

A Carteira de Trabalho é um documento importante e extremamente necessário para que o trabalhador tenha acesso a seus direitos, garantias e benefícios trabalhistas. Nesse sentido, é a Carteira de Trabalho que garante que você possa se aposentar, tenha acesso ao FGTS e ao seguro desemprego quando necessário. Além de muitos outras garantias que todo trabalhador tem previstas na lei.

Publicidade

Nesse sentido, você sabia que atualmente a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) não é mais emitida no formato físico? Isso mesmo, em outras palavras isso significa que hoje em dia você pode ter acesso a sua Carteira de Trabalho de forma totalmente online por meio da CTPS digital. Pois bem, agora a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) vai ser emitida principalmente no formato digital, trazendo mais flexibilidade na hora de consultar as informações e dados trabalhistas de cada um.

Publicidade

E é por isso que preparamos a matéria de hoje, para trazer para você mais informações sobre como é a CTPS. Portanto, continue com a gente nessa leitura e descubra como funciona a CTPS e como tirar a sua online! 

Em primeiro lugar, o que é CTPS? 

Tirar CTPS Online
Tirar CTPS Online (Foto: Reprodução) 

Em primeiro lugar é importante saber que CTPS é a sigla de Carteira de Trabalho e Previdência Social. Dessa forma, a CTPS nada mais é do a já conhecida Carteira de Trabalho que registra toda a vida do trabalhador. Bem como, garante que os direitos trabalhistas que estão previstos na lei brasileira sejam respeitados e também sejam acessíveis a todo trabalhador. 

Nesse sentido, a CTPS é um documento obrigatório e também de direito de todo prestador de serviço empregado nas mais diversas áreas trabalhistas. Ou seja, quem trabalha no comércio, indústria, agricultura, como também em casa realizando um serviço de natureza doméstica, ou em outro tipo de serviço. 

Dessa forma, é a CTPS que torna possível o acesso a diferentes benefícios como o FGTS, seguro desemprego, aposentadoria, e muitos outros. 

Publicidade

Assim, não faz muito tempo que foi lançada a Carteira de Trabalho Digital, criada a fim de trazer mais acessibilidade e agilidade. Portanto, o trabalhador pode acessar mais facilmente às informações trabalhistas e estar por dentro e fiscalizando seus direitos e vínculos de trabalho.  

Dessa forma, a CTPS digital também visa aproveitar melhor as vagas disponíveis e integrar as informações e dados com o Ministério da Economia. Assim, consegue assistir melhor e facilitar a vida de toda pessoa trabalhadora do nosso país. 

O que é o número da CTPS?

Antes, na carteira de trabalho física o número da CTPS ficava nas primeiras páginas do documento, perto da foto do trabalhador. 

Publicidade

Agora. Com a CTPS digital tudo ficou mais simples. Em outras palavras, agora o número da sua Carteira de Trabalho é o mesmo número da sua inscrição do CPF, composto por 11 dígitos. Portanto, na hora de passar por uma contratação ou de informar algo referente a sua CTPS, basta dizer o número do seu CPF. 

Publicidade

Assim ficou bem mais fácil e prático, não é mesmo? 

Publicidade

Como tirar a Carteira de Trabalho, CTPS, digital? 

Para fazer a Carteira de Trabalho no formato de documento físico não era tão simples, sendo um processo mais demorado se comparado a CTPS digital. Pois, era necessário realizar um agendamento, sendo necessário apresentar muitos documentos, além de aguarda um período até ser emitida a Carteira de Trabalho em Papel. 

Hoje em dia, o documento físico da CTPS só é cobrado em órgãos internacionais ou no serviço público. Portanto, outras empresas abrem mão da exigência da CTPS em papel para apenas utilizar a CTPS digital, o que é muito mais prático tanto para o empregador como para o empregado. 

Desse modo, você pode tirar a CTPS digital de uma forma bem mais ágil e prática. 

Publicidade

Logo, você pode fazer a Carteira de Trabalho digital por meio do site do MTE. Se optar em fazer pelo site basta clicar aqui. Sendo que para pedir a CTPS digital por meio deste endereço eletrônico é preciso ter uma conta no site gov.br e ter em mãos o número de seu CPF. Todavia, se ainda não tiver uma conta no site oficial do Governo Federal, fique tranquilo, pois o caminho para criar a sua conta é bem simples e intuito.

Do mesmo modo, é possível tirar a Carteira de Trabalho em formato digital através do seu celular, baixando o aplicativo da CTPS digital, por meio da Google Play ou da App Store. 

Saiba como logo abaixo.

App da CTPS digital

Agora, você também pode fazer tudo com muita comodidade e literalmente na palma da mão com o seu celular. Assim, optando por fazer a CTPS digital por meio do aplicativo, é necessário ter uma conta autenticada no site gov.br. Sendo que este passo também é necessário para fazer a CTPS digital. Aliás, o procedimento feito por meio do site e o realizado através do aplicativo são bem similares.

Uma vez com a aplicativo em mãos e com a conta ativa,  basta informar o número do seu CPF. Pronto, agora basta você informar e atualizar, bem como acessar os dados sobre sua vida laboral. Em caso de dúvidas de como fazer a CTPS digital por meio do Aplicativo, é só acessar este passo a passo

Concluindo…

Podemos concluir que a tecnologia realmente facilita demais a nossa vida, não é mesmo? Portanto, fazer a Carteira de Trabalho ficou muito mais simples com a internet.

Em suma, podemos dizer que é bom estar sempre atento e em dia com a sua documentação trabalhista. Ou ainda ter a documentação de seus empregados sempre atualizada, se for um empregador.

Dessa forma, ficou mais prático ter o controle de seus vínculos empregatícios e garantias. Assim, não deixe de tirar sua CTPS online.

Não deixa de conferir outras matérias que podem te interessar:

// Inter

Promoções com descontos do aplicativo Banco Inter

Cheia de promoções e com descontos do aplicativo Banco Inter, nas próximas quinta (27) e sexta-feira (28) promoções nas principais lojas de varejo da efetivação do país disponíveis em seu aplicativo. As ofertas incluem descontos especiais e cashback adicionais, bem como cupons e frete grátis para diferentes regiões do Brasil, sendo mais um motivo para …

Tirar CTPS online. Saiba como ter a Carteira de Trabalho digital! Leia mais »

CONTINUAR LENDO