Carregando...

Publicidade

Data de Expedição do Meu RG: Onde Encontrar no Documento?

Anúncios

Primeiramente, para consultar a data de expedição do meu RG não é um processo complicado como muitas pessoas imaginam e por isso vale a pena saber mais sobre esse dado do documento.

Além disso, em alguns preenchimentos, a data de expedição do meu RG é exigida por empresas para validação do documento e para comparar com os outros dados da pessoa.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo, veja detalhes de como consultar a data de expedição do meu RG com segurança, para que ela serve e onde ela fica. Confira!

Anúncios

Onde consultar a data de emissão do RG?

Afinal, onde consultar a data de expedição do meu RG com segurança e facilidade? A princípio, é aconselhável que todo cidadão leve o seu RG – ou outro documento original com foto, ao sair de casa. Pois já que este documento é fundamental para a identificação de cada pessoa.

Assim, quando algum dado for solicitado, você passará essas informações, sem nenhum problema, como é o caso da data de expedição do meu RG, por exemplo. Mas, existe uma forma ainda mais prática de não esquecer sua carteira de identidade, ao usar o RG Digital no celular.

 emissão do RG
Emissão do RG (Foto: Reprodução)

Além disso, lembre-se que essas informações são necessárias caso solicite um cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou abra uma conta digital, entre outros serviços e produtos financeiros. Então, acompanhe as formas de consultar a data de expedição do RG (dia, mês e ano da emissão), como por exemplo:

Anúncios

No documento – Como consultar data de expedição do meu RG

Em primeiro lugar, na sua Carteira de Identidade, descubra a data de emissão no verso da cédula. Este dado fica na parte superior, do lado direito do documento, em frente ao número do Registro Geral.

Portanto, se essa data for pedido e você estiver portando o RG, basta olhar na parte de trás da cédula para localizar. Pelo site Meu INSS é bem simples assim como a prova de vida, com o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br” para acessar o cadastro ou criar um novo;
  3. Digite o número do seu CPF para verificar se possui um cadastro no site;
  4. Caso não tenha, basta preencher os dados pedidos para criar o seu;
  5. Mas, se já possui login, informe sua senha;
  6. Na área logada, clique em “Meu Cadastro”, no menu superior à esquerda;
  7. Em seguida você verá todas as suas informações pessoais, desça a página e localize a sessão “Documentação”;
  8. Por fim, o seu RG consta como “Identidade”, em que é possível saber a data de expedição, o órgão emissor e o número do documento.

Pelo APP Meu INSS

No entanto, além do site para consultar a data de expedição do meu RG, o Meu INSS também tem uma versão em app, onde você verifica muitas coisas, inclusive a data de emissão do RG. Veja como:

  1. Em primeiro lugar, faça download do app Meu INSS no seu dispositivo (Android / iOS);
  2. Logo em seguida, abra o app e clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Insira o seu CPF e senha para entrar em sua conta ou crie uma nova;
  4. No app, clique no menu superior esquerdo, depois em “Meu Cadastro”;
  5. Então, desça a tela até “Documentação” no item “Identidade”;
  6. Por fim, localize a data de emissão do RG e outras informações.

Contudo, caso você ainda não seja filiado à Previdência do INSS por meio de trabalho registrado ou contribuição individual, é possível que os dados da sua carteira de identidade ainda não constem neste sistema.

Para que serve a data de emissão do RG?

Em contrapartida, para entender o porque consultar a data de expedição do meu RG é simples. Pois, indica o dia, mês e ano em que o documento foi expedido e passou a ter valor legal.

Mas vale destacar que o RG possui validade de 10 anos apenas para 1ª via, após esse período é importante procurar um órgão responsável e emitir um novo documento. Da 2ª via em diante o documento não precisa renovado.

Anúncios

No entanto, apesar dessa regra, a carteira de identidade pode ser recusada em alguns serviços, quando não for possível identificar o titular pela foto. Então, dessa forma, a data de expedição do meu RG serve para ter uma noção de quanto tempo o documento físico existe e assim, o cidadão poderá tirar uma segunda via atualizada.

Como saber o órgão expedidor do RG?

A princípio, o órgão expedidor é a instituição que emitiu o documento de identidade. Logo, na maioria dos casos, este órgão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.

Contudo, existem outros órgãos competentes que também podem expedir o RG, podendo variar em cada estado. Para saber qual o órgão expedidor do RG, verifique:

  • Na carteira de identidade: na frente do documento, ao lado da foto 3×4, o nome completo do órgão;
  • No site Meu INSS: Meu Cadastro > Documentação > Identidade > Órgão Emissor > Sigla;
  • No App Meu INSS: Meu Cadastro > Documentação > Identidade > Órgão Emissor > Sigla.

Perdi meu RG, e agora?

Além de saber como consultar data de expedição do meu RG, o que fazer quando perder esse documento? Quando um RG perdido, basta solicitar uma segunda via pelo app ou site da Polícia Civil.

Anúncios

Logo após a solicitação, um e-mail enviado ao cidadão com as orientações para o pagamento da taxa. A validação é feita de forma online e quando o documento fica pronto, basta ir até o local física da retirada (escolhido dentro da plataforma).

Aprendeu como funciona esse processo?

Por fim, depois de tantas explicações de como consultar a data de expedição do meu RG, esperamos que tenha entendido todos os passos a passos desse processo para facilitar ainda mais na hora de verificar o documento.

Aliás, esse processo é muito bom principalmente para pessoas que precisam preencher algum documento e necessita dessas informações. Fazendo assim, com maior facilidade e tranquilidade.

Confira:

Anúncios

// Dicas Financeiras

3 Dicas para melhorar as finanças durante a pandemia

Um dos impactos da pandemia no Brasil sem dúvidas está na economia, incluindo no desemprego, onde pensamos em oferecer 3 Dicas para melhorar as finanças durante a pandemia que poderão estar ajudando não apenas você, mas também muitas pessoas ao seu redor. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Covid-19, a taxa de …

Data de Expedição do Meu RG: Onde Encontrar no Documento? Leia mais »

CONTINUAR LENDO