Carregando...

Publicidade

Minha dívida caducou posso financiar um imóvel hoje?

Publicidade

Minha dívida caducou posso financiar um imóvel depois de anos com o nome sujo e ganhar novos benefícios?

Essa é mais uma das tantas perguntas que pessoas que tiveram o nome sujo por algum tempo procuram respostas até os dias de hoje.

Publicidade

Então, se você também é esse tipo de pessoa que passou anos com o nome sujo e está em busca de novos benefícios depois que a dívida caducou como financiar um imóvel esse artigo é o ideal. Acompanhe-nos!

Publicidade

Minha divida caducou, posso fazer financiamento de imóvel com todos os benefícios?

Afinal, minha dívida caducou posso financiar um imóvel e ganhar mais vantagens depois de anos com restrição no nome?

Em resumo, tendo no histórico uma dívida que caducou, é tecnicamente possível fazer um financiamento imobiliário, mas com algumas condições.

Pois caberá ao banco, em último caso, confiar na sua capacidade de honrar uma nova operação e autorizar o crédito. “Toda solicitação passará por uma nova análise de crédito”, conforme Daniela Alves, do time especializado em financiamentos imobiliários da Loft Cred disse.

Minha divida caducou, posso fazer financiamento de imóvel com todos os benefícios
Benfícios Financiamento Imóvel (Foto; Reprodução)

Além disso, dizemos que uma dívida caducou quando ela têm mais de cinco anos e nesse processo seu nome, que antes estava com restrição, não está mais.

Publicidade

Logo depois desse período, as dívidas deixam de constar em listas de órgãos de proteção ao crédito, como Boa Vista SCPC, SPC e Serasa.

Isso porque esses órgãos registram todo o seu histórico enquanto pagador e de endividamento, fornecendo esses dados para financeiras, lojas e prestadores de serviços.

Assim, se minha dívida caducou posso financiar um imóvel, carro, cartão e muitos outros benefícios por não ter nada mais constando neles.

Publicidade

Por outro lado, a dívida não deixa de existir: ela segue ativa com a financeira com a qual você possui aquele débito, dificultando sua relação com essa empresa ou banco até quitar. 

Publicidade

Entretanto, mesmo as dívidas caducas podem ser acessadas pelos bancos em algum momento contando ainda restrição em seu nome.

Publicidade

Eles mantêm internamente suas próprias listas de maus pagadores com dados do Banco Central, como os do Sistema de Informações de Créditos (SCR).

Ter uma dívida prescrita impede um financiamento?

Contudo, mais uma grande dúvidas sobre se minha dívida caducou posso financiar um imóvel e ganhar outras vantagens é se ela prescrita causaria problemas.

Mas isso vai depender da decisão do banco e do resultado da análise de crédito que ele fizer e relação ao seu nome estar sujo ou não.

Publicidade

Assim como já vimos, bancos usam listas internas para restringir o acesso ao crédito em determinados casos, e sua dívida que caducou pode constar lá. Portanto, se você tem uma dívida prescrita e não paga, ela pode impedir um financiamento sim.

Além da análise do histórico, bancos levam em consideração outros fatores na decisão de liberar crédito para quem já teve nome sujo ou não.

Problemas da dívida prescrita

Pois não é apenas ter uma dívida prescrita que pode impedir um financiamento, como por exemplo:

Renda: Em primeiro lugar, para ter o crédito liberado pelo banco depois que dívida caducou e poder financiar um imóvel com todas as vantagens é necessário comprová-la.

Isso porque um financiamento não pode comprometer mais que 30% da sua renda mensal. Os documentos são: contracheques, declarações de Imposto de Renda, extratos bancários e outros.

Relacionamento com o banco: Entretanto, depende de como um banco específico te enxerga como cliente.  Pois se você usa seus produtos e serviços, se atrasa seus pagamentos com essa instituição e outros fatores as chances de negação do financiamento é grande.

Documentação necessária: A princípio, uma série de documentos precisa ser entregue ao banco: RG e CPF, certidões (de nascimento ou de casamento/união estável ou divórcio), comprovante de residência e outros.

Score de crédito: Enfim, a pontuação conferida por órgãos de proteção ao crédito como o SPC, o Serasa e o Boa Vista com base no seu histórico de pagamentos em atraso ou em dia também pesa.

No caso, varia de 0 a 1.000 e, quanto maior, melhores suas chances de ter o financiamento aprovado. É nesses cadastros que suas dívidas “caducam” depois de cinco anos

Com um score baixo, ainda consigo financiar um imóvel?

Depois de saber que se minha dívida caducou e posso financiar um imóvel com todos os benefícios depois de tirar a restrição do nome, vale conhecer mais sobre seu score no momento.

Primeiramente, o cadastro dos órgãos de proteção ao crédito como SCPC, SPC e Serasa vem associado a uma pontuação: o score de crédito.

Ou seja, ter um score baixo significa que seu histórico de mau pagador puxa sua cotação para baixo. Esse score varia de 0 a 1.000 e melhora conforme você paga suas contas ou tenha as dívidas caducadas limpando seu nome.

Por outro lado, especialistas afirmam que um score regular varia entre 300 e 700, e um bom, entre 700 e 1.000. Então, com um score bom, você conseguirá um financiamento com mais tranquilidade. Porém, um score menor que isso trará problemas na contratação do crédito.

Portanto, com um score baixo, você ainda consegue financiar um imóvel, mas provavelmente terá mais dificuldades.

Da mesma maneira que a dúvida do inicio “minha dívida caducou posso financiar um imóvel sem o nome sujo e com vantagens” se aplica também para o score. Dependendo de cada financeira.

Ter o nome limpo recentemente atrapalha o financiamento de imóvel?

Em contrapartida, ter o nome limpo recentemente pode atrapalhar um financiamento de imóvel sim. Isso porque seu histórico de pagador pode ainda estar impactado pelas suas dívidas acumuladas no passado.

O Serasa, por exemplo, esclarece que o seu score de crédito reflete o histórico de um indivíduo como pagador. Naturalmente, quem nunca atrasou uma dívida na vida provavelmente tem uma cotação mais alta que quem teve o nome limpo recentemente.

Ou seja, se você já quitou a sua dívida e limpou seu nome, e continua mantendo contas e prestações em dia, seu score de crédito vai melhorar.

No entanto, pode ser que você tenha ido parar na listas de restrição internas dos bancos, como já mencionamos neste artigo.

Nesse caso é preciso aguardar um pouco mais após a dívida caducar para poder financiar um imóvel com segurança, benefícios e com as menores burocracias possíveis.

Confira:

// Dicas Financeiras

O que é Sispag? Como funciona o sistema de pagamento em remessas?

O que é SISPAG? Resumindo, Sispag é um tipo de serviço fornecido pelo Banco Itaú com a finalidade de tornar mais ágil e dinâmico a ação de pagamentos a empresas e fornecedores. Entenda como verificar o extrato bancário desse tipo de depósito tanto fornecedores quanto empresas e conheça todas suas vantagens. Além disso, entender melhor …

Minha dívida caducou posso financiar um imóvel hoje? Leia mais »

CONTINUAR LENDO