Publicidade

Reajuste plano de saúde: conheça todos seus direitos para 2021

Publicidade

Você sabia que terá um reajuste no plano de saúde em 2021? Além do valor em si, o preço desse reajuste nada mais é que uma consequência da pandemia que deu inicio no ano passado, e até o momento ainda não estabilizou.

Pensando nisso, trouxemos mais detalhes sobre o reajuste de plano de saúde e como será definido o valor de cada um deles, com preços altos ou não.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o reajuste plano de saúde?

Afinal, como funciona de fato o reajuste plano de saúde, qual seu valor para 2021? Em resumo, o reajuste do preço de plano de saúde de 2021, que começou a ser cobrado neste mês, tem preocupado os clientes.

Aliás, por conta de que o preço não teve reajuste plano de saúde no ano passado, conforme a pandemia de Covid-19, em 2021 as empresas autorizadas a aumentar o valor a cobrança de forma retroativa.

Publicidade

Entretanto, além do reajuste anual, os clientes terão, ainda, que arcar com o possível reajuste de faixa etária, além do aumento com relação no ano de 2021.

Como funciona o reajuste plano de saúde?
Como funciona? (Foto: Reprodução)

Assim, a medida pode pesar ainda mais o bolso do cliente. Ou seja, já tem mais gastos no início do ano e ainda busca minimizar os impactos econômicos da pandemia com o preço maio do plano de saúde.

Contudo, em agosto de 2020, a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que o reajuste do valor do plano de saúde não seria aplicado nos meses de setembro e dezembro.

Entretanto, o valor não foi cancelado, mas adiado, e está sendo aplicado agora em 2021. Assim, as operadoras já estão autorizadas a aplicar os reajustes anuais nos boletos do mês de janeiro para os clientes dos planos individuais ou familiares.

Como aconteceu com o saúde Caixa Para Todos proposta aprovada e com valor definido, por exemplo.

Como funciona o percentual do preço de plano de saúde?

A princípio, o percentual máximo de reajuste ficou estabelecido em 8,14%. Aliás, o índice é para o período de maio de 2020 a abril de 2021.

Isso com a cobrança do valor do reajuste plano de saúde a partir de janeiro de 2021, juntamente com a recomposição dos reajustes suspensos.

Como funciona o percentual do preço de plano de saúde?
Como funciona o percentual do preço? (Foto: Reprodução)

Entretanto, a ANS esclarece que observou a variação de despesas assistenciais entre 2018 e 2019, período anterior à pandemia e que, portanto, não apresentou redução de utilização de serviços de saúde.

Por isso, os efeitos da redução percebidos no reajuste plano de saúde 2021, com preço definido.

Por outro lado, entender como funciona o reajuste do valor do salário mínimo 2021 também é uma boa tática para saber se vale ou não a pena manter seu plano de saúde mesmo com novo preço.

Entenda o pagamento desse plano de saúde 2021

Em resumo, os contratos que tiveram reajustes suspensos de setembro a dezembro terão o pagamento retroativo cobrado a partir de janeiro de 2021, em 12 parcelas de valor igual.

Assim, o boleto deverá apresentar as seguintes informações: o valor da mensalidade, o preço da parcela relativa à recomposição e a informação de que parcela é sobre o reajuste plano de saúde.

Orientações

Conforme profissionais, verifiquem os valores dos reajustes, correspondentes ao ano de 2021, que constam no contrato, para conferir se o aumento está certo.

Caso o cliente tenha dúvidas poderá procurar o Procon, munido do contrato e dos boletos de pagamento para que haja avaliação pelos técnicos da agência. Aliás, você sabia que tem como pagar boletos com cartão de crédito? Pois bem, tem sim e é bem simples.

Conforme informações, recomendável também que o cliente não deixe de pagar os boletos do plano de saúde, para que ele evite retaliações ou até mesmo o cancelamento do plano.

Orientação é para que operadoras criem ‘alternativas’

Conforme o CDC, o consumidor é classificado como alguém vulnerável. Ou seja, que tende a sair na desvantagem com o reajuste plano de saúde, por exemplo.

Assim, com a pandemia aumentou ainda mais esse estado de fragilização, especialmente com o crescente número de pessoas desempregadas que não tem condições de pagar o plano de saúde.

Aliás, além desse reajuste no valor do plano de saúde, muita coisa mudou logo no inicio de 2021, como entender qual foi a importância e porque acabou o auxílio emergência, por exemplo.

Por outro lado, pelo menos 20 novos produtos para atender às necessidades dos clientes no que se refere aos planos de saúde lançados até o momento.

Entretanto, a criação desenvolvida com objetivo de atender os clientes que desejam manter o benefício e migrar de plano. Com isso, o preço mais acessível após o reajuste que está sendo aplicado no plano de saúde.

O que é Anab?

A princípio, a Anab representa empresas e comercializadoras de planos de saúde coletivos. Ou seja, o benefício vinculado a alguma empresa, por exemplo.

Por isso é importante conhecer de fato quais as inovações do sistema bancário e de outras empresas durante a pandemia, como é esse caso do reajuste plano de saúde, por exemplo.

O que é Anab?
O que é Anab? (Foto: Reprodução)

Através de informações do presidente da Anab, diz que as empresas associadas trabalham para: “orientar os clientes a fazerem seus cálculos e a optar por alternativas muito próximas ao produto que já querem. Assim, manter o plano, que é tão importante, ainda mais em meio a uma pandemia”.

Contudo, a redução do valor reajuste plano de saúde ocorre, pela oferta de redes credenciadas que tenham alcance regional. Assim sempre com o foco em necessidades locais, por exemplo.

Ou também por parcerias com operadoras verticalizadas. Ou seja, que já tenham seus próprios locais de atendimento ao paciente.

Vale a pena manter o plano de saúde depois do reajuste em 2021?

Afinal,  vale a pena ou não manter seu plano de saúde? Como se imagina, mesmo com o reajuste plano de saúde 2021, o preço aumentando o valor de um plano sendo útil em tempos de pandemia.

Ou seja, pense sempre em sua segurança e saúde antes de qualquer coisa. Veja se vale a pena ou não manter seu plano mesmo depois do reajuste.

Veja também: